ARGAMASSA PRONTA: SISTEMA MATRIX PROPORCIONOU 27% A MAIS DE PRODUTIVIDADE

Argamassa pronta: alta produtividade

A Votorantim Cimentos realizou um teste por oito semanas entre o Sistema Matrix Silo e o Sistema Matrix Ensacado, a fim de verificar qual teria o melhor rendimento. Para reunir as informações necessárias, foram escolhidas duas fachadas semelhantes, ou seja, com a mesma área de projeção e mesmo número de balancins.

Também foi usado o mesmo número de colaboradores, exceto no processo de transporte e na mistura do material. A coleta foi feita através do cálculo RUP (Razão Unitária de Produção), que comparou a quantidade de homens/hora necessários para a realização do serviço.

Na aplicação direta, o Sistema Matrix Silo apresentou rendimento equivalente a 14 m²/dia/homem, enquanto o Sistema Matrix Ensacado produziu 10 m²/dia/homem – 27% a menos.

Já na aplicação direta-indireta, o Sistema Matrix Silo proporcionou 13 m²/dia/homem de produtividade, contra 8 m²/dia/homem do Sistema Matrix Ensacado – 39% a menos.

Desta forma, o Sistema Matrix Silo foi a melhor opção para revestir a área externa do Recanto Jacarandá, sendo que a obra consumiu 1.144,79 m² de argamassa. Além de melhorar a produtividade, a solução apresentou alta qualidade no acabamento. Por ter sido projetada, a argamassa pronta apresentou melhor aderência à superfície.

“A definição da melhor posição para instalar o Silo foi feita após reunião técnica entre o cliente, o empreiteiro e a Votorantim Cimentos. Foram levados em consideração aspectos como layout do canteiro de obras e seu entorno, planicidade do terreno e posição para prumada da tubulação”, conclui Souza.

Descrição do Sistema Matrix

O Sistema Matrix é recomendado para obras verticais. Oferecido pela Votorantim Cimentos, conta com uma linha completa de argamassas prontas com uso de silo. Além de reduzir a mão de obra, garante economia de espaço no canteiro, e de tempo, graças a sua alta produtividade.

Além de oferecer diversos produtos que atendem as necessidades de cada tipo e etapa de uma obra de construção, a Votorantim Cimentos também preocupa-se com as suas metas de sustentabilidade.

 

Fonte: Votorantim Cimentos
http://www.votorantimcimentos.com.br/htms-ptb/Institucional/Contato.htm
http://www.mapadaobra.com.br/inovacao/argamassa-pronta-alta-produtividade-sistema-matrix/