Top 5 Livros fundamentais de orçamento de obras de construção civil

Orçamento envolve cada vez mais, noções de produtividade, e estas leituras ajudam a entender melhor o processo

livros orçamento

 

Engana-se quem pensa que orçar obras de construção civil se resume a conhecer o preço dos materiais e dos serviços. A elaboração do orçamento de uma obra vai muito além do custo direto e da composição de custos.

É preciso saber, a fundo, temas como produtividade, sistemas construtivos, curva ABC, BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) etc. Isso se você quiser calcular, de forma correta, os custos envolvidos com mão de obra, materiais, equipamentos etc.

Diante de tanta complexidade, é fácil deduzir que quem conclui a faculdade de Engenharia Civil encontrará dificuldades para gerenciar o orçamento de uma obra. Logo, é necessário continuar estudando para conhecer as inovações, visto que a tecnologia e a legislação avançam com rapidez.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos 5 livros imprescindíveis para quem quer se diferenciar no mercado.

 

livros orçamento

Como preparar orçamentos de obras

É uma publicação indispensável para quem quer se aprofundar no assunto. Nela, você encontra informações detalhadas sobre orçamento de obras, como levantamento de quantitativos, composição de custos unitários, cotação de insumos, curva ABC, custo indireto, entre outros assuntos relativos ao planejamento financeiro de obras. O livro também inclui cases, dicas e erros comuns. Uma verdadeira aula teórica e prática de Aldo Dórea Mattos, uma das maiores autoridades brasileiras em planejamento, orçamento e controle de obras. Editora Pini.

 

livros orçamento

Planejamento e custos de obras

O livro aborda temas como diagrama de causa e efeito e modelos de fluxogramas de processos, modelos de estrutura, organogramas de empresas construtoras, recrutamento, seleção e treinamento de pessoas, planilhas orçamentárias, influência dos encargos sociais e técnicas de precificação. Traz ainda informações sobre os gráficos de controle como cronograma físico e físico e financeiro, análise econômica e mercadológica de empreendimentos, a importância dos juros nos gastos da construção de uma edificação e modalidades de contratos. A publicação, de autoria de Antonio Carlos Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro, é indicada para cursos técnicos nas áreas de Arquitetura, Desenho de Construção Civil, Design de Interiores e Edificações. Editora Erica.

 

livros orçamento

Guia prático de orçamento de obras – Do escalímetro ao BIM

Nele, o autor Pedro Badra trata dos fundamentos práticos de levantamento de custos, apresentando, inclusive, o alcance das ferramentas de orçamento em sistemas informatizados. É considerada uma das publicações mais completas da área, destinada aos profissionais que fazem orçamentos de obras, incorporadores e estudantes que queiram de especializar no ramo de custos. Editora Pini.

 

livros orçamento

Como evitar prejuízos em obras de construção civil

Elaborado por Maçahico Tisaka, um dos autores mais respeitados da construção civil, o livro apresenta diversos fatores que causam desequilíbrio econômico e financeiro em um contrato de construção civil. A publicação enfatiza casos em que ocorrem alterações nos projetos básicos ou nos quantitativos de serviços. É, sobretudo, uma ferramenta para que contratantes e contratados identifiquem, com antecedência, problemas e soluções, de forma a viabilizar um empreendimento. Além disso, fornece informações relativas à formação de preços em orçamento de obras de construção civil. Editora Pini.

 

livros orçamento

Como gerenciar as compras de materiais na construção civil

Nessa publicação, Adriana de Paula Lacerda e Antônio Edésio Jungles tratam do gerenciamento eficaz das compras de materiais de construção. Para os autores, a gestão de compras é uma das atividades essenciais do orçamento de obras de construção civil. Isso porque é capaz de contribuir de forma significativa para o alcance dos objetivos estratégicos das construtoras. Eles consideram que, por meio do gerenciamento de compras de materiais, é possível agilizar as operações e melhorar, de forma contínua, a qualidade dos produtos adquiridos. Editora Pini.

 

Conteúdo: VIBCOM