Elencamos para você os 10 melhores softwares para construção civil

Softwares para construção civil simplificam as atividades, reduzem erros durante a elaboração de projetos e oferecem mais confiabilidade e produtividade.

softwares

Softwares tornaram-se ferramentas essenciais no dia a dia da construção civil. Com o avanço da tecnologia, esses programas otimizam o trabalho e facilitam o planejamento e a execução de construções de maneira prática, econômica e inteligente. Afinal, são capazes de fazer desenhos, cálculos, representações e simulações.

Por isso, escolha aqueles em que a interface (onde interagimos com o programa) seja intuitiva e mostre as ferramentas de forma simples.

É preciso lembrar, no entanto, que não existe um programa que satisfaça todas as demandas. Os “melhores” são aqueles que se integram aos principais softwares e estejam a um clique – basta um computador ou um smartphone para reproduzi-los.

Existem muitas opções no mercado e, na hora de escolher, podem surgir dúvidas. Para você adquirir os mais adequados e funcionais, separamos os 10 melhores softwares para alavancar o desempenho de seus projetos.

AutoCAD

Utilizado por grandes empresas e unanimidade entre engenheiros civis, o AutoCAD é extremamente prático e possui grande compatibilidade para arquivos externos. Pode ser usado em projetos de desenho técnico em 2D e modelagem em 3D. Desenvolvido pela Autodesk, é um dos softwares do tipo CAD mais conhecido no mundo. Disponível para Windows e Mac.

SketchUp

Tem uma interface bastante fácil e intuitiva, apresentando desde a representação fiel de planos e elevações simples até um passeio interativo pelo projeto 3D finalizado. É a ferramenta ideal para profissionais e empresas que trabalham o detalhamento de projetos e apresentações mais realistas.

Possui uma grande biblioteca de modelos 3D, e é referência para engenheiros, arquitetos e designers de interiores. O SketchUp Maket é gratuito e o SketchUp Pro, pago. Disponíveis para Windows e Mac.

softwares revit

Revit

Baseado na tecnologia BIM (Building Information Modeling/ Modelagem de Informação da Construção), o software é ideal para planejar, projetar, construir e gerenciar projetos construtivos e de infraestrutura, com análise e simulação de sistemas e modelos estruturais de maneira colaborativa e facilmente visualizável. Disponível para Windows.

softwares TQS

TQS

É um software do tipo CAD usado em projetos de estruturas em concreto armado, protendido e alvenaria estrutural. Produzido por brasileiros, é um programa completo, que abrange desde a ideia da estrutura – análise de esforços e flechas, dimensionamento e detalhamento de armaduras – até a emissão das plantas finais do projeto.

Possui recursos avançados que permitem o cálculo estrutural de maneira realista e segura, como a verificação de ductilidade nos apoios de vigas e a ancoragem adequada em vigas com apoios curtos. Disponível para Windows.

softwares sienge

Sienge

Software brasileiro do tipo ERP para gestão das empresas de construção civil, o Sienge centraliza e gerencia as informações da construtora, passando pelo orçamento, obra, compra de materiais, medições e até vendas. Funciona em qualquer computador com acesso à internet.

softwares SAP 2000

SAP 2000

O software oferece uma interface unificada para modelagem 3D, análise e dimensionamento, ideal para projeção de estruturas complexas. Entre elas, obras de infraestrutura, transporte e instalações elétricas.

O programa possibilita análises por meio da simulação de condições construtivas, como mudanças nas condições de apoio, propriedades de seção e da adição ou remoção do escoramento provisório. Disponível para Windows.

softwares MatLab

MATLAB

O MATLAB (Matrix Laboratory) é um software completo destinado a cálculos de engenharia civil, projetos científicos, automobilísticos e de robótica. Realiza cálculos a partir de uma grande biblioteca de funções, matrizes, processamento de sinais e gráficos, que facilitam a visualização e a escolha de informações.

Possibilita ainda a interação entre algoritmos e dados do projeto, que podem ser gerenciados até obter resultados ideais. Disponível para Windows, Mac e Linux.

softwares autocad civil 3D

AutoCAD Civil 3D

O programa possui recursos da tecnologia BIM (Building Information Modeling), que ajudam a melhorar a eficiência dos processos de documentação e fluxo de trabalho de projetos de infraestrutura civil. Disponível em Windows.

softwares ftool

Ftool

Desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o software é destinado à análise estrutural de quadros planos, como a prototipagem simples e eficiente de estruturas. A versão básica é direcionada a estudantes e professores; a avançada, para profissionais, porque possui recursos próprios em que é necessário fazer cálculos de estruturas de maneira precisa e multidirecionada. Versões básica e avançada disponíveis para Windows e Linux.

softwares MDSolids

MDSolids

É um software educacional direcionado ao estudo e cálculo de sólidos e resistência de materiais. Possui uma interface intuitiva e é ideal para estudantes de engenharia civil. O programa é gratuito, possui interface em inglês e é compatível com todas as versões do Windows.

Conteúdo: VIBCOM