Blocos de Fundações - Execução

Data de publicação : 19/06/2017

 

Blocos de fundações são estruturas de volume que têm a função de distribuir as cargas dos pilares a elementos de fundações profundas, tais como estacas e tubulões.

Conforme a Norma Brasileira ABNT NBR 61181/2000, “Projeto de Estruturas de Concreto, item 22.7: “Blocos de fundações são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas e aos tubulões as cargas de fundação, podendo ser considerados rígidos ou flexíveis”.

Os blocos de fundações sobre estacas podem ser para qualquer número de estacas, dependendo principalmente da capacidade da estaca e das características do solo. Blocos de fundações sobre uma ou duas estacas são mais comuns em construções de pequeno porte, como residências térreas e de dois pavimentos (sobrado), galpões, etc., onde a carga vertical proveniente do pilar é geralmente de baixa intensidade.

Nos edifícios de vários pavimentos, como as cargas podem ser altas (ou muito altas), a quantidade de estacas é geralmente superior a duas. Há também o caso de blocos sobre um tubulão, quando o bloco atua como elemento de transição de carga entre o pilar e o fuste do tubulão. O bloco de fundações trabalha à flexão nas duas direções, mas com trações essencialmente concentradas nas linhas sobre as estacas.

Desenho técnico com corte dos blocos de fundação

Sequência de serviços para execução de blocos de fundação

  • Escavação e preparação da base
  • Arrasamento das estacas
  • Execução de lastro em concreto magro
  • Locação e posicionamento
  • Montagem da forma de madeira
  • Montagem da armadura
  • Concretagem da peça estrutural
  • Desforma

Escavação e preparação da base

Para inicio do processo de execução de blocos de fundação, temos primeiro que fazer a locação e escavação, conforme mostrado nas fotos abaixo.
Quando temos blocos de grande volume, pode-se utilizar a escavação mecanizada para o maior volume e em seguida fazer a escavação manual para garantir a cota correta para o apoio da base.

Escavação de blocos de fundação

Arrasamento das Estacas

Após a escavação, devemos arrasar as estacas na cota desejada. As estacas devem ser arrasadas até a cota de 5 cm acima do fundo do bloco ou conforme recomendado em projeto.

O arrasamento geralmente é feito com martelete, empregando equipamento leve para o acerto final nos últimos 30 cm.

Serviço de arrasamento de estacas

Execução de concreto magro

O fundo da escavação do bloco deve ser recoberto com uma camada de concreto magro, nas espessuras definidas em projeto (em torno de 5 cm). A camada de concreto magro deve ser nivelada na cota de fundo de bloco e preferencialmente 40 a 60 cm maior que as dimensões em planta do bloco para que elementos de fixação das formas sejam instalados.

Desenho ilustrativo com o concreto magro realizado

 

Para concretagem do lastro, deve-se seguir o traço recomendado pelo projetista

Locação e Posicionamento

O próximo passo é a locação dos blocos de fundações. A locação é feita utilizando o gabarito de obra e esticando os arames nos eixos do pilar. Atentar-se, pois alguns dos projetos mostram somente o eixo dos pilares, sendo assim, você deverá fazer a conta da distância entre o eixo X e Y até a face de cada uma das extremidades. Observar também que, quando o bloco de fundação está associando dois ou mais pilares, os eixos do bloco passam pelo Centro de Cargas do conjunto.

Após esticar os arames de eixo, utilizar prumo de centro para posicionar cada um dos painéis laterais. Após esta conferência, a equipe de carpintaria poderá ser liberada para montagem e travamento da forma dos blocos de fundações.

Forma dos blocos posicionada e arames dos eixos esticados

Obs. Como boa prática, no próprio gabarito poderá ser locado também um prego com a medida das extremidades dos blocos de fundações, obtendo-se assim uma conferência mais precisa.

Montagem da forma

A montagem da forma estando liberada, deverá ser feita sobre o concreto magro. O posicionamento das laterais deverá ser feito através de gastalho e sarrafo guia, garantindo assim o posicionamento exato.

Os painéis laterais são compostos por chapa de compensado resinado de no mínimo 18 mm de espessura. Já os travamentos podem ser feitos com pontaletes na posição vertical e vigas de 20 x 5 cm na posição horizontal ou travamentos metálicos. Após posicionar todo o travamento, deve-se furar a forma a cada 50 cm no sentido vertical e horizontal e utilizar tensores para amarração juntamente com Aço CA-25 de 6,3 mm.

Desenho técnico com posicionamento dos painéis laterais e travamentos

 

Equipamentos e ferramentas utilizadas para executar o tensionamento do aço CA 25 de 6,3 mm

Montagem de armadura

A montagem da armadura do bloco deve ser feita seguindo projeto específico para cada um dos blocos de fundações.

Atentar-se para limpeza da armadura e também a utilização correta dos espaçadores plásticos, a fim de evitar o contato da ferragem com a forma de madeira e garantir o cobrimento da armadura conforme projeto.

Perspectiva da armadura do bloco

Em alguns casos quando o bloco de fundação é de pequena dimensão, a armadura pode ser montada do lado de fora e colocado dentro da forma após a liberação.

Quando temos blocos de fundações de grandes volumes, a montagem da armadura é feita peça por peça, dentro da forma.

Armadura para blocos de fundações

Concretagem do Bloco

Após a montagem e conferência da armadura, deve-se programar a concretagem dos blocos de fundações, verificando os itens abaixo:

  • Dimensões em planta de fundações;
  • Altura máxima e mínima dos elementos;
  • Resistência característica do concreto a ser utilizado conforme projeto;
  • Conferência da alteração em termos de tipos de aço, espaçamentos, posicionamento e bitolas, caso tenha ocorrido alguma modificação.

Antes do lançamento do concreto, o bloco deve estar isento de materiais finos (sujeiras) e deverá ter sido molhado, a fim de que não haja absorção de água do concreto fresco.

Concretagem de bloco de fundação

Obs. Deve ser dada atenção especial para manter durante a concretagem a espessura recomendada e o recobrimento das armaduras.

Desforma

Após a concretagem dos blocos de fundações, no dia seguinte deve-se executar a desforma dos blocos e aplicar o impermeabilizante Neutrol.

(O uso de impermeabilizante não costuma ser prática corrente, variando conforme a cultura das construtoras. Seria melhor falar na cura do concreto, sua proteção, etc, importante no caso dos blocos grandes e de grandes superfícies. Problema de retração do concreto, calor de hidratação, etc.

Blocos de fundação concluídos

 

Bloco com o impermeabilizante do Neutrol já aplicado