Execução de fôrma de madeira com o uso do sistema ASSAHI & ASSOCIADOS
Execução de Fôrmas
Transferência de eixos;
Os eixos principais são transferidos do pavimento inferior para o superior.
Com o ferro de transferência fixado na armação da viga e concretado em um alinhamento aproximadamente igual ao pavimento inferior na armação da viga e concretado no piso do pavimento a iniciar, o mestre da obra e/ou o encarregado deverá lançar um prumo sobre o ferro de transferência do pavimento em início de execução, de modo a ultrapassar o nível do pavimento abaixo (cujo eixo foi marcado anteriormente).
Identificado o alinhamento do arame com o corte feito no pavimento abaixo, o mestre deve cortar parcialmente o ferro de eixo no pavimento acima na mesma posição do arame alinhado. Este ponto cortado será o ponto extremo de um eixo.
Após realizada a transferência de todos os extremos do eixo, deve esticar um arame ligando os pontos cortados nos ferros de transferência opostos.
Esticados os eixos, o esquadro entre eles deve ser conferido pelo Engenheiro da Obra com a trena de aço de 30 m através da triangulação na maior medida que se conseguir. Não há tolerância em relação a essa medida.
O horário previsto para execução deste serviço é:
1º Dia – Inicio: 7h00 / Término: 8h00
Montagem de Pilares
Locação de gastalhos;
Os eixos de referência e os gastalhos devem ser marcados preferencialmente no dia seguinte à concretagem da laje pela equipe de carpintaria com o acompanhamento dos encarregados e do mestre da obra.
Durante a marcação dos gastalhos deve-se evitar o trânsito de pessoas estranhas ao serviço, bem como evitar a subida de materiais e equipamentos para a laje até que a marcação tenha finalizado.
Deve-se apicoar o concreto da base dos pilares removendo impurezas que eventualmente tenham se depositado junto ao concreto. Os arranques dos pilares devem ser limpos com escova de aço para retirada da nata de concreto aderida.
Deverá ser confeccionado o gastalho de madeira em 2 “Ls”, com todas as peças cortadas em tamanho exato e no esquadro para garantir o esquadro da peça quando montada.
A partir dos eixos de referência e das medidas definidas no projeto de locação dos pilares, locar os gastalhos;
O horário previsto para execução deste serviço é:
1º Dia – Inicio: 8h00 / Término: 10h00
*INSPEÇÃO:
Para controle das frestas, é permitido a tolerância máxima de 3mm, a inspeção deverá ser feita com um prego de 17 x 21 como instrumento de aferição disponível a todos.
Para os pilares da periferia, devem ser executados apoios para os gastalhos (Mini bandejas), pois os mesmos devem ficar fixos tanto horizontal quanto verticalmente para que não haja deformações ao receber o peso próprio dos painéis.
Complementarmente, este apoio deve garantir a vedação no pé do pilar contra a fuga de concreto quando do adensamento. Caso a laje apresente desnivelamento no pé do pilar, este deve ser preenchido com argamassa para evitar esta fuga
Montagem das grades dos Pilares;
Iniciar montagem das grades sobre os gastalhos aprumando-as nas duas direções com auxílio de “aprumadores” ou mãos francesas apropriadas.
Inspecionar “fresta” entre a grade e o gastalho com o auxilio do prego.
O horário previsto para execução deste serviço é:
1º Dia – Inicio: 10h00 / Término: 14h00
Montagem dos painéis dos Pilares;
A partir do ponto de referência de nível do pavimento (normalmente um ponto localizado próximo ao poço do elevador), transferir o nível para todas as grades de pilares, utilizando trena e o nível laser e/ou nível alemão.
O nível do pavimento deve ser obtido a partir de um único nível de referência, situado normalmente no pavimento térreo, o qual será transportado acumulativamente para o pavimento em montagem.
Inspecionar “fresta” entre a grade e o painel com o auxilio do prego;
O prumo das grades deve ser verificado, afim de garantir o prumo da estrutura
Inspecionar “fresta” entre os painéis com o auxilio do prego;
Todos os painéis de madeira utilizados na montagem da fôrma dos pilares deverão estar untados com desmoldante especifico.
O horário previsto para execução deste serviço é:
1º Dia – Inicio: 10h00 / Término: 14h00
Armação dos Pilares
Colocar um estribo no topo dos arranques dos pilares e outro na altura da laje, garantindo a posição das barras longitudinais. Após o posicionamento da armadura no pilar, fixá-la aos arranques do pilar já concretado, com pontos de arame.
Fixada a armadura do pilar nos arranques, devem ser removidos todos os arames do pé do pilar com o auxilio de um imã antes do fechamento de sua forma.
Observar se o cobrimento mínimo das armaduras está satisfatório, principalmente no cruzamento entre pilares e vigas. Colocar espaçadores plásticos na armação de maneira que as peças não tenham nenhum ponto de contato com as formas.
A liberação do pilar para fechamento deverá ser feita após a conferência da armadura.
O horário previsto para execução deste serviço é:
1º Dia – Inicio: 10h30 / Término: 16h00
Fechamento dos Pilares
Após a liberação do fechamento do pilar por parte da engenharia, posicionar os “sanduíches metálicos” ou travamentos metálicos com barras de ancoragem nos furos dos painéis externos de cada pilar
Se forem utilizadas barras de ancoragem, estas devem ser embutidas em tubos de PVC marrom de ¾, com cone de encosto (chupetas) em suas extremidades, que impeçam a entrada do concreto dentro do tubo, deixando livres as barras de ancoragem.
O horário previsto para execução deste serviço é:
1º Dia – Inicio: 14h00 / Término: 17h00
Travamentos dos Pilares
É necessário que nos pilares com largura igual ou superior a 1.50m sejam utilizados “sanduíches” de madeira ou aço na posição horizontal e que os dois sanduíches mais baixos estejam a uma distância entre si de no máximo 40 cm (e o primeiro esteja posicionado a no máximo 35 cm do chão).
Montagem das Vigas
Montagem dos garfos e cimbramento de Vigas + fundo de Vigas
Finalizada a montagem dos pilares que interferem com a viga, posicionar o fundo de viga e distribuir as torres ou garfos, alinhando-os previamente com o auxílio de um sarrafo.
No uso de garfos de madeira, pregar os gastalhos malucos para fixação das mãos francesas de travamento das vigas.
O prumo dos pilares dever ser verificado novamente, afim de garantir o prumo da estrutura
O horário previsto para execução deste serviço é:
2º Dia – Inicio: 7h00 / Término: 11h00
Montagem dos painéis de lateral das Vigas
Posicionar a seguir os painéis de vigas, nivelando-os e deixando-os previamente alinhados.
Lançar os painéis laterais das vigas ajustando-os aos de fundo. Deve ser feito um furo com serra copo no painel de fundo da viga para a remoção de toda a sujeira de lavagem. Esse furo deve ser tampado antes da concretagem.
O horário previsto para execução deste serviço é:
2º Dia – Inicio: 11h00 / Término: 14h00
Montagem do Cimbramento das Lajes;
Posicionadas as escoras ou torres (conforme definido no projeto de escoramento), distribuir os barrotes inferiores (vigas longarinas) e na sequencia os barrotes superiores (vigas transversinas), fazendo a seguir um pré-nivelamento destas peças.
O horário previsto para execução deste serviço é:
2º Dia – Inicio: 14h00 / Término: 17h00
Montagem do Cavalete de transferência de eixos
Montagem do Cavalete e Transferência dos EIXOS sobre a laje para correta locação da paginação da laje. A locação dos eixos deverá ser precisa, com ZERO de tolerância. Verificar estabilidade do cavalete.
O horário previsto para execução deste serviço é:
3º Dia – Inicio: 7h00 / Término: 8h00
Paginação das Lajes
Subir as chapas e posicionar o assoalho a partir do eixo de paginação. Fixar as chapas do assoalho nos barrotes para adquirir estabilidade do conjunto.
Após o posicionamento, fixar as chapas junto a “cabeça do painel da VIGA” com prego 17 x 21 (tomando cuidado para fixar no sarrafo, a 3,0cm da borda interna do painel da VI-GA, nunca no topo da chapa.
O horário previsto para execução deste serviço é:
3º Dia – Inicio: 7h00 / Término: 12h00
Prumo de Pilares
O prumo dos pilares deve então ser verificado, utilizando-se de prumos de concreto (que podem ser feitos a partir de tubos de PVC de esgoto com diâmetro mínimo de 3” e altura aproximada de 30 cm), presos a fios de náilon de 1 mm ou arame recozido.
Devem ser utilizados dois prumos em uma face maior do pilar e um prumo em uma face menor, buscando-se sempre alcançar a maior altura para a verificação do prumo.
Painéis de Acerto de Lajes
A conclusão da montagem da laje é feita com o PAINEL DE ACERTO. Esses painéis poderão ser “ajustados” somente na primeira montagem, com os cuidados abaixo:
Antes de autorizar o “ajuste” do painel inspecionar a geometria de todos os painéis inteiros (1,22 x 2,44)m. Se a diferença for em consequência do desvio da “medida de fabrica” poderá compensar estas diferencias “ajustes” no painel de acerto.
O horário previsto para execução deste serviço é:
3º Dia – Inicio: 7h00 / Término: 12h00
Concretagem dos Pilares
Molhar as fôrmas abundantemente e antes de lançar o concreto, jogar nata de cimento para melhorar a aderência do concreto novo ao antigo para lançar o concreto.
Controlar para que o horário da saída do caminhão da usina e o término de sua descarga, que não deve ultrassapar o tempo limite de 2 horas e 30 minutos.
Fazer o ensaio de slump test de todos os caminhões e moldagem de 4 CP’s (2 para 7 dias e 2 para 28 dias). Durante este ensaio, avaliar visualmente a homogeneidade do teor de arga-massa do concreto entre caminhões betoneira. Caso seja detectada a argamassa insuficiente ou em excesso, devolver o caminhão e comunicar a concreteira.
A concretagem deve ser acompanhada por carpinteiros com martelos de borracha, batendo na forma do pilar para verificar e prevenir a formação de bicheiras.
Lançar o concreto em camadas com espessura compatível com o comprimento da agulha do vibrador (aproximadamente igual a três quartos do comprimento da agulha), vibrando adequadamente até atingir a cota prevista de parada do concreto (aproximadamente 1 cm acima do fundo da viga mais baixa que chega ao pilar).
Para os pilares de grande altura (acima de 4m), devem ser abertas janelas nas fôrmas para executar a concretagem em etapas de 2,5m.
Fazer o mapeamento da concretagem, identificando em projeto reduzido (em folhas A3 ou A4) por caminhão os pilares concretados.
O horário previsto para execução deste serviço é:
3º Dia – Inicio: 14h00 / Término: 16h00
Travamento de Vigas:
Nivelamento, Alinhamento e Travamento de Vigas;
Início da Montagem da armação das vigas. Posicionamento dos garfos obedecendo a demarcação no painel do fundo.
Após seu posicionamento correto, encunhar 1º na base de apoio para pré nivelamento e 2º junto ao fundo das vigas para travamento;
O horário previsto para execução deste serviço é:
4º Dia – Inicio: 7h00 / Término: 12h00