Entrega de Unidades. Passo a Passo do Processo

Data de publicação : 20/06/2017

O sonho da casa própria é comum para grande parte dos brasileiros, em sua maioria esta conquista se realiza através de muito esforço e trabalho.

Todas as fases de uma obra são importantes, desde a fundação até a entrega do empreendimento. A entrega de uma unidade antes de chegar ao seu cliente final passa por inúmeros processos que veremos a seguir, dentre eles estão: checklist; regularização de pendências; entrega para a qualidade e a entrega para o cliente.

 

ENTREGA PARA A QUALIDADE

A fase de entrega para a qualidade, inicia-se logo após a regularização de todas as pendências ocorridas. O ideal para esta entrega é formar um lote de unidades, a organização destes lotes podem variar de acordo com a situação e necessidade do empreendimento, por exemplo, pode-se iniciar as entregas pelas unidades vendidas, numa situação em que haja pressa em entregar a obra,o ideal é começar por estas unidades, pois, para a realização da AGI (Assembléia Geral de Instalação), a construtora deve ter entregado o mínimo de 70% de unidades vendidas aos seus respectivos proprietários.

Algo importante no momento em que agendar a visita com o responsável da qualidade, é certificar-se de que não há mais pendências a serem regularizadas, pois a entrega para a qualidade é a simulação de uma entrega para o cliente final ou seja o proprietário,  caso ainda houver pendências isto demandará mais tempo e retrabalho para a equipe de obra.

Após todas as pendências regularizadas e a aceitação da qualidade, o SAC é informado para realizar o agendamento da vistoria técnica (entrega da unidade) com o proprietário, após isto,  a obra tem um prazo de 48hs para a realização de pequenos detalhes (retoques de pintura e limpeza final).

 

 

 

 

 

 

 

A entrega ao proprietário é realizada pela qualidade e a equipe da obra fica a disposição para quaisquer problemas que venham ocorrer durante a vistoria técnica.

 

ENTREGA PARA O CLIENTE (VISTORIA TÉCNICA)

A vistoria técnica com o cliente é realizada mediante agendamento do SAC e é conduzida pelo membro da qualidade com o apoio da equipe de obra.

A vistoria com o proprietário tem durabilidade de 1h, onde o mesmo poderá avaliar a unidade e realizar medições.

A vistoria segue uma seqüência por ambientes, em cada ambiente é demonstrado o funcionamento das instalações (elétricas e hidráulicas), verificação da pintura (tetos, paredes, gradis (quando houver), texturas), pisos de áreas secas (sala/Dormitórios), revestimentos cerâmicos das áreas frias (Cozinha/Banhos/A.serv. e sacada), funcionamento de portas, janelas e torneiras.

Na situação em que não haja oposição por parte do proprietário, o mesmo assina um termo de vistoria (figura 14) concordando com o recebimento da unidade.

Figura 14 – Termo de Vistoria

Figura 14 – Termo de Vistoria

Após a assinatura do termo de vistoria, as tubulações hidráulicas e quadro elétrico são lacradas com um selo de garantia da construtora (Figura 15).

Figura 15 – Lacres para as instalações hidráulicas e quadro elétrico.

Figura 15 – Lacres para as instalações hidráulicas e quadro elétrico.

 

Além dos lacres das instalações, existe também um lacre para as portas de acesso a unidade, este lacre contém um campo para data e assinatura do proprietário (figura 16), este também serve como garantia  da construtora.

Figura 16 – Lacres para as portas dede entrada .

Figura 16 – Lacres para as portas dede entrada .

Por fim, após todos os processos acima citados, a unidade é trancada e o proprietário só poderá adentrá-la novamente após o recebimento das chaves e realização da AGI.

Figura 17 – Kit Hidráulico.

Figura 17 – Kit Hidráulico.

É importante ressaltar que, caso ocorra o não recebimento da unidade por parte do proprietário devido algum motivo, a equipe de obra tem o prazo de 48hs para regularização e reagendamento de revistoria com o proprietário.