Colocação de bancada nos apartamentos. Passo a Passo

Data de publicação : 20/06/2017

Colocação de bancada, de acordo com a NR-18 (Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção).

 

 

Materiais para colocação de bancada

  • Adesivo/selante monocomponente;
  • Cubas de louças ou inox;
  • Silicone acético incolor;
  • Mão-francesa metálica;
  • Massa plástica;
  • Rejunte;
  • Bancadas;
  • Parafuso;
  • Bucha.

 

Equipamentos para colocação de bancada

  • EPI’s: Capacete, bota de couro e borracha, luvas de borracha, cinto de segurança, óculos de proteção, protetor auricular;
  • Mangueira de nível ou nível alemão;
  • Furadeira Elétrica;
  • Nível de bolha;
  • Serra (Makita);
  • Espátula.

 

Método executivo


Condições para o Início do Serviço

O local de serviço deverá estar limpo e desimpedido.

O revestimento cerâmico de parede e piso tem que estar finalizados e o piso tem que estar protegido. O local de instalação deve estar isolado com uma porta provisória, para que fique isento de trânsito de pessoas e materiais durante e após a instalação da bancada.

As instalações hidráulicas devem estar finalizadas e testadas.

Antes do inicio da fixação da bancada, é necessário verificar o local de passagem de tubulações hidráulicas e elétricas para que não ocorram problemas com furos em canos e tubulações.

Figura 1 - Revestimento cerâmico de parede e piso executados e piso protegido, instalações hidráulicas e elétricas finalizadas e ambiente limpo e desimpedido.

Figura 1 – Revestimento cerâmico de parede e piso executados e piso protegido, instalações hidráulicas e elétricas finalizadas e ambiente limpo e desimpedido.

 

Instalação de bancada

A obra deve marcar o nível das bancadas de acordo com o projeto de Arquitetura, este nível deve ser liberado pelo mestre ou encarregado da obra.

 

 

 

 

 

 

 

Este nível tem que ser passado para os ambientes com o auxilio do nível alemão ou mangueira de nível.

As mãos-francesas metálicas devem ser fixadas na parede com buchas e parafusos apropriados. Caso a bancada seja confinada entre paredes em um ou ambos os lados à bancada pode ser apoiada em uma cantoneira simples aparafusada na parede lateral.

 

 

 

 

 

 

 

Aplicar massa plástica ou adesivo/selante monocomponente sobre as mãos francesas no topo do tampo onde fará contato com o azulejo e em posicionar as bancadas conforme projeto pressionando-a contra a parede, após a fixação da bancada aplicar silicone acético incolor nas extremidades da bancada que tem contato com as paredes afim de para vedar evitando escorrimento de água pela parede.

 

 

 

 

 

 

Figura 5 – Aplicação de adesivo/selante monocomponente na mão-francesa e no topo do tampo.

 

Figura 6 – Posicionar as bancadas conforme projeto pressionando-a contra a parede.

Figura 6 – Posicionar as bancadas conforme projeto pressionando-a contra a parede.

 

 

 

 

 

 

 

Figura 7 – Aplicar silicone acético incolor nas extremidades da bancada que tem contato com as paredes para vedar.

 

O frontão deve ser colado ao azulejo com adesivo/selante monocomponente. Com o aplicador, distribuir um cordão no dorso do frontão e massa plástica na cor da bancada na interface frontão-bancada. Proceder à colagem pressionando o frontão contra a parede e a bancada.

 

 

 

 

 

 

Figura 7 – Processo de colagem de frontão.

 

Figura 8 – Frontões colados

Figura 8 – Frontões colados

 

O encontro do frontão com o azulejo deve ser rejuntado com o mesmo rejunte utilizado no azulejo, preparado de acordo com as especificações do fabricante.

Após a colocação de bancada, protegê-la. Nas cubas de inox pode ser utilizando o Revestimento Protetor EC 968P, aplicar de acordo com as especificações do fabricante. Pode ser utilizada a proteção de papelão ou plástico para toda a bancada ou conforme PN-6 – Preservação de serviços acabados.

 

 

 

 

 

 

Figura 9 – Proteção de cuba de inox