Sistema drywall: tudo que você precisa saber

Data de publicação : 20/12/2022

As chapas de gesso são painéis usados para a construção de paredes, forros e revestimentos em áreas internas. Sua composição é feita por um miolo de gesso hidratado e revestida por lâminas de cartão especial.

Em comparação com a alvenaria, alguns dos principais benefícios do drywall são sua execução rápida, o baixo desperdício e a facilidade para reforma, manutenção e reparos.

Os profissionais especializados neste tipo de construção, chamados montadores, seguem normas brasileiras (ABNT) para atender requisitos de resistência ao fogo, isolamento acústico e térmico.

Quando devo usar o gesso acartonado?

Ele pode ser utilizado para construção de paredes, forros, sancas ou revestimentos internos em todos os tipos de construção predial.  Desde hospitais a escolas, passando por hotéis, lojas, shoppings, cinemas, casas e apartamentos entre outros usos na construção civil. Para complementar obras de construção a seco, as chapas cimentícias são utilizadas nas áreas externas.

Quais as vantagens de se usar chapas drywall?

Existem diversas vantagens na construção a seco. Em primeiro lugar, é um material versátil fácil de manusear, o que possibilita variados tipos de construção com apelo estético, até mesmo paredes curvas, independente do pé direito, além de sancas, forros e revestimentos.

Ele também oferece uma superfície lisa e pronta para o acabamento que o montador desejar, seja pintura, azulejo ou outro revestimento, otimizando o trabalho dos profissionais.

As chapas drywall, como componentes do sistema de construção a seco, são soluções simples que cumprem com as regulamentações do setor, tanto em performance mecânicaacústica, térmica e de resistência ao fogo. Quem as escolhe sabe exatamente o que esperar como resultado!

Todas elas são totalmente recicláveis e seu uso em obras minimiza a geração de resíduos por meio da coleta e reprocessamento das sobras do gesso. Assim, seu projeto se torna muito mais sustentável.

Os tipos de chapas drywall

Atualmente, as chapas de gesso podem ser divididas levando em consideração o desempenho que elas oferecem

·         Chapas com resistência à umidade (marcadas pela cor verde, é utilizado em áreas húmidas)

·         Chapas com resistência ao fogo (marcadas pela cor rosa, é utilizado em áreas que precisam de maior resistência afogo)

·         Chapas com maior resistência a impacto

·         Chapas perfuradas que garantem absorção acústica e funcionam como peças de design decorativo

·         Chapas para paredes e forros curvos em ambientes secos.

A regulamentação para as placas drywall no Brasil

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece o conjunto de normas que deve ser seguido em todos os sistemas construtivos.

FONTE: Sistema drywall: tudo que você precisa saber (gypsum.com.br)