Etapas Construtivas

Data de publicação : 06/09/2022

ÁREAS TÉCNICAS: GRUPO GERADOR

O que é um grupo gerador? Por que ele é importante para um condomínio?

     

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Grupos Geradores de energia são ferramentas muito úteis para diversos ambientes, como hospitais, supermercados, obras e eventos. O grupo gerador é responsável pelo fornecimento de energia elétrica nos momentos de queda por parte da concessionaria de Energia elétrica, responsável pela segurança, conforto de todos. Também servem para levar luz a lugares sem energia elétrica. Os geradores de energia são compostos por várias partes que, juntas, permitem o bom funcionamento.

Existem algumas características particulares nos geradores de energia, mas todos eles possuem ao menos sete partes: motor, sistema de combustível, alternador, regulador de tensão, bateria, sistema de lubrificação e painel de controle.

Motor

É a fonte de energia mecânica de todo gerador de energia, pois ele que fornece energia mecânica para o alternador.

Sistema de Combustível

O sistema é composto por tubos que levam e trazem o combustível entre motor e tanque. Um injetor é responsável pela combustão do motor.

Alternador

O alternador converte a energia mecânica em corrente elétrica. Essa parte do gerador de energia contém um conjunto de peças que transformam a rotação do eixo em campo magnético produzido pelo eixo.

Regulador de tensão

 É a parte que regula a tensão do gerador. Ele deve equilibrar a tensão para que não fique nem abaixo e nem acima da capacidade elétrica do gerador.

Bateria

A bateria é responsável pela partida do gerador. Ela deve ficar sempre carregada através de um carregador de tensão flutuante. Essa é uma parte delicada do gerador de energia, pois se a tensão do carregador for muito baixa, a bateria fica sem carga. Se a tensão for muito alta, pode sobrecarregar a bateria e diminuir sua vida útil.

Painel de Controle

Responsável pelo comando, controle e supervisão de todo o equipamento, ele é um equipamento microprocessado que usa lógicas computacionais para realizar todo o controle da máquina. Possibilita ao operador aferir grandezas mecânicas como: pressão de óleo lubrificante, temperatura e nível do líquido do arrefecimento, pressão de ar de admissão etc. Também possibilita a visualização de grandezas elétricas; tensão, frequência, corrente elétrica, entre outras.

Garantir o suprimento de energia elétrica quando há interrupção no fornecimento mantido pelas concessionárias é a aplicação mais comum dos grupos geradores. Disponível em tempo integral, o equipamento monitora a rede elétrica através de seu painel de controle. Em caso de falta de energia, ou se esta sair dos parâmetros aceitáveis, o equipamento entra em operação em questão de segundos e garante o funcionamento do sistema através da geração própria, até serem restabelecidas as condições normais de abastecimento.

Os grupos geradores de energia são equipamentos de alto desempenho, projetados para suprir a necessidade de energia de forma confiável em empreendimentos de todo e qualquer porte, para quaisquer aplicações, como indústrias, supermercados, shopping centers, hospitais, edifícios residenciais e comerciais, hotéis e outros.

Transferência de energia elétrica

No momento da queda ou instabilidade de energia, o grupo gerador é acionado automaticamente e assim, acontece a transferência através do QTA (Quadro de Transferência Automático), este quadro é responsável pela comutação entre a rede de energia da concessionária e o grupo gerador, alimentados todos os quadros que foram projetados a acionar pelo QTA ficam energizados.

GERADOR DE CONFORTO

O gerador de conforto é aquele que atende o fornecimento de energia elétrica de apenas alguns sistemas do condomínio, como, iluminação das rotas de evacuação (halls, escadas e garagens), iluminação parcial dos halls de acesso e de elevadores, áreas técnicas e das garagens, centrais de segurança, de controle acesso e sala de BMS, elevadores com sistema DAFFE (1 elevador de cada torre), iluminação dos elevadores, principais bombas hidráulicas.

O sistema DAFFE (Dispositivo Automático de Funcionamento com Força de Emergência) integra a lógica operacional dos elevadores, e atua de forma que, em caso de falta de energia da concessionária, gerencia a atuação de elevadores de modo a conduzir ao nível de evacuação, um elevador de cada vez, mediante abertura da porta e desligamento do elevador, e transferindo para o próximo de forma sucessiva até manter apenas um elevador em operação.

Abaixo, trecho do projeto elétrico que especifica os sistemas que são alimentados pelo grupo gerador de conforto.

 

GERADOR DE FORNECIMENTO TOTAL

O gerador de fornecimento total, atende todos os sistemas listados no gerador de conforto, acrescentando a alimentação de todos os apartamentos do condomínio. Abaixo exemplo de um QTA exclusivo para a transferência para os apartamentos do condomínio.

 

FONTES UTILIZADAS:

http://www.blogstemac.com.br/noticias/o-que-sao-grupos-geradores-de-energia/

https://elo.gruposotreq.com.br/categoria-editoriais/gerador-de-energia-ou-grupo-gerador-o-que-sao-e-como-funcionam

https://cogera.com.br/tipos-de-grupos-geradores-de-energia-eletrica/